É uma forma de preservar as rodas esportivas e de quebra economizar um bom valor ao invés de comprar novas rodas.
Há no mercado duas possibilidades, a primeira geralmente de baixo custo, é feita de maneira artesanal e de certa forma grosseira, o desempeno é feito por esquentamento do alumínio com o uso de maçarico e pasme, marretadas !!! Após a sessão de tortura, a roda é colocada em um torno comum o qual "come" parte do alumínio da roda para o serviço final de desempeno, depois disso recebe um lixamento e pintura em ambiente não controlado, ou seja, sujeito as ações do tempo, sujeira, etc.
A segunda maneira, digamos politicamente correta do ponto de vista de restaurar a roda e não de maquiar, é feito seguindo os itens a seguir:
- Decapagem completa da pintura, deixando a roda somente no alumínio.
- Análise visual em busca de trincas ou soldas provenientes de serviços anteriores.
- Alinhamento / desempeno, feito por equipamento hidráulico de precisão, o qual trabalha milimetricamente a roda afim de evitar micro fissuras como ocorre no processo antigo.
- Preenchimento com liga de alumínio onde houver trincas ou locais onde a roda tenha perdido material em decorrência de buracos ou guias.
- Lixamento manual
- Retífica em torno CNC
- Aplicação de primer automotivo para pintura
- Lixamento do fundo automotivo aplicado na fase anterior, como é feito no processo de pintura automotiva
- A roda segue então para a cabine de pintura, recebendo as camadas de tinta e verniz automotivo de alta temperatura. Nesta fase não se usa tinta automotiva comum visto que não suportaria as altas temperaturas geradas pelos discos de freio, muito menos os contrastes em decorrência das águas de chuva ou lavagem.
- Alguns modelos de roda recebem após a pintura um último processo denominado diamantação. Uma vídia de diamante "esculpe" a roda trazendo o brilho natural e intenso da liga de alumínio.
- Por fim, nova inspeção visual para fins de controle de qualidade do serviço.
A General Lee, é altamente capacitada para este fim e além do serviço de restauração oferece o empréstimo de rodas para que o seu veículo não fique parado durante o processo, a instalação de válvulas novas após a restauração e também o balanceamento do conjunto pneu/roda após a montagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário